A rebelião no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi controlada no começo da manhã desta sexta-feira. Homens do batalhão de Choque da Polícia Militar e agentes de segurança ainda estão no presídio, que passa por vistoria, contagem e identificação de todos os detentos. A suspeita é que cinco presos tenham fugido.
Segundo a Polícia Militar (PM), o motim começou na madrugada desta sexta-feira após uma tentativa de fuga em massa. Como o plano não deu certo, os presos se rebelaram.
O motim terminou após quatro horas de negociação e a presença da imprensa.
A rebelião teve início por volta de 0h30 quando alguns presos escaparam. O Ceresp de Contagem tinha 195 detentos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a capacidade é para 95 internos provisórios.
Em nota , a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informa que está realizando todos os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do tumulto. "Neste momento a unidade encontra-se com a ordem restabelecida e agentes de segurança penitenciários realizam a contagem dos presos e procedimentos de segurança".
A pasta informou ainda que o número exato de foragidos será divulgado posteriormente, ao final dos procedimentos de segurança que estão sendo realizados.