RR MÍDIA 3
Coperlidere
Em alerta

‘Não descartamos medidas extraordinárias em cidades do Estado’, diz Zema sobre lockdown

Governador diz que a cidade de Araxá, por exemplo, vai fechar as portas completamente nesta segunda-feira por falta de equipamentos de combate ao novo coronavírus

22/06/2020 09h16
Por:

Por Itasat

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou na noite deste domingo (21), em entrevista, que não descarta o "lockdown" em cidades mineiras, onde a situação do novo coronavírus (Covid-19) se agrave. 

“Nós estamos acompanhando a situação em cada região, como eu já disse. Pode ser que venha a ser implementado alguma medida extraordinária em cidades de regiões específicas do Estado. Por coincidência, tomei conhecimento que a minha cidade, Araxá, onde vivi a vida toda, vai entrar em lockdown amanhã (nesta segunda-feira), por falta de equipamento. Dessa forma, o  prefeito da cidade achou melhor declarar fechamento total. Nossa secretaria de saúde tem conversado com prefeitos de todos as cidades semanalmente para complementar as informações e fazer o melhor”, declarou.

Número de leitos

Questionado sobre a informação de que o SUS em Minas Gerais pode entrar em colapso no dia 25 de junho, Zema diz que o governo está acompanhando as ocupações de leitos no território e que o Estado tem uma estratégia para enfrentamento da situação caso a expectativa se confirme.    

“Nós estamos acompanhando o crescimento de ocupação dos leitos e identificando se vai ser necessário a abertura dos hospitais de campanha. Com esse acompanhamento, não vai ser necessário a abertura de hospitais um dia para o outro. Isso vai ser feito com de dias. Vamos usar médicos da Polícia Militar também. Temos condições de colocar hospital de campanha para funcionar em até três ou quatro dias. Hoje, os leitos ocupados no Estado, não só por Covid-19, estão próximo de 90%. É importante lembrando que historicamente esses leitos estão sempre em 70% e 80% ocupados por uma série de moléstias”, explicou. 

A declaração é uma resposta a matéria veiculada neste domingo (21). A reportagem mostra que o Sistema de Único Saúde (SUS) de Minas Gerais pode entrar em colapso na próxima quinta-feira, dia 25 de junho. 

A projeção do esgotamento de leitos está em um gráfico feito pelos técnicos do Centro de Operações Especiais de Saúde (COIS), que se encontra no site da Secretaria Estadual de Saúde de Minas (SES).