Por Itasat
O comandante-geral da Polícia Militar (PM) no governo Fernando Pimentel (PT), coronel reformado Helbert Figueiró de Lourdes, é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira. Os agentes estão na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na casa dele.
O coronel reformado é investigado por tentar embaraçar ou obstruir mandados judiciais em decorrência da Operação Acrônimo, inciada após a apreensão, em 2014, de R$ 113 mil em um jatinho. A PF abriu investigação para apurar esquema de desvio de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e lavagem de dinheiro. A primeira fase foi desencadeada em maio de 2015, em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
A investigação da PF aponta que Helbert Figueiró informava a Pimentel sobre o andamento e empenho do efetivo da Polícia Federal pela cidade, como voos da corporação com agentes federais que chegavam de Brasília. A PF quer saber como o ex-comandante-geral tinha acesso às informações.