RR MÍDIA 3
Coperlidere
Solidariedade

Projeto Natalizar leva amor, paz e esperança às pessoas que não podem por algum motivo participar das festas de final de ano

O principal objetivo é levar amor, paz e esperança

21/12/2019 17h24Atualizado há 5 anos
Por: Redação

O Projeto Natalizar foi criado em 21 dezembro de 2018 pela equipe de funcionários da Estratégia de Saúde da Família do bairro Emília, a ESF Emília em parceria com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, NASF Luxemburgo. 

Sobra amor ao próximo nesta turma

 

O principal objetivo é levar amor, paz e esperança à aquelas pessoas que não podem por algum motivo participar das festas de final de ano.

Natalizar é um convite a acolher o que há de mais gracioso em nós: a solidariedade, caridade e a fé. “...Sentimentos esses que fazemos questão de levar às pessoas acamadas em suas casas ou instituições de recuperação à saúde. É uma tentativa de transmitir mensagens positivas através da música. um projeto que está no seu segundo ano de execução, entramos em algumas casas e hospitais para cantar para os pacientes algumas músicas natalinas. Queremos lembrar as pessoas o quão é importante o sentido do natal e que mesmo mediante às dificuldades do dia a dia podemos ser luz na vida de alguém.” Salienta a enfermeira Bruna Carvalho. 

No dia 20/12/2019 a equipe realizou durante todo o dia, visitas nos domicílios dos pacientes atendimentos pela ESF,  no PA Belo Vale e no Hospital Municipal.

Segundo a fonoaudióloga Taysa Silva “através do projeto, conseguimos promover a comunicação, expressão, compreensão, trabalhar a memória e melhoria da qualidade de vida de cada paciente.

Muitos de nós, não paramos para prestar atenção nos efeitos que a música pode ter em nossas vidas principalmente as músicas natalinas que nos trazem de volta sentimentos, lembranças, momentos, lugares, gestos, rostos. É muito gratificante poder nos relacionar dessa forma com os nossos os pacientes.”  

Os profissionais envolvidos no Projeto Natalizar são a enfermeira Bruna Carvalho, fonoaudióloga Taysa Silva, fisioterapeuta Junia Neves, psicologa Gabriela Reis, assistente social Roberta Mol, educador fisico Helio Carrusca, agentes comunitarios de saúde Aline Pires, Matheus Amaral, Bruno Mendes, Elisangela Carvalho, Cibele Santos, Mônica Santos e auxiliar de serviços gerais Amparo da Consolação. Contou com o apoio da ex agente comunitária de saúde Lorrany e da clínica da unidade Quimberly Cujui.

Veja no vídeo abaixo, uma das visitas do Projeto Natalizar aos pacientes:

https://youtu.be/aSXPGXgo1BY