A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de 5 meses ocorrida na última terça-feira (3) em um berçário no bairro Conjunto Água Branca, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a Polícia Militar, a mulher que cuidava da criança a alimentou, aguardou que ela arrotasse e depois a colocou no berço. Quarenta minutos depois, quando a cuidadora voltou ao cômodo, o bebê estava pálido e com as mãos esbranquiçadas.
O Samu foi acionado e a criança foi levada para a Unidade Básica de Saúde do bairro, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. A polícia trabalha com duas possíveis causas da morte: negligência da cuidadora ou a síndrome da morte súbita dos recém-nascidos.
“Quem tem filhos muitas vezes já ouviu falar disso, e é uma causa significativa de morte de crianças de 0 a 6 meses. Não tem uma forma de prevenir ou se precaver quanto a essa síndrome. Eu dizer agora que houve negligência e descartar a síndrome, eu vou estar sendo irresponsável. E eu dizer o contrário, também”, explica a delegada Renata Lima.
Em nota, a Secretaria de Educação de Contagem informou que o local não tinha autorização para funcionar, e que o caso foi reportado ao Ministério Público de Minas Gerais.
