Por Itasat
O advogado Demétrio Antonio Vargas de Mattos, de 48 anos, foi condenado na noite desta sexta-feira a 14 anos de prisão em regime fechado por tentativa de feminicídio contra a ex-namorada em Belo Horizonte. Em julgamento no Fórum Lafayette, na capital mineira, foram reconhecidas quatro qualificadoras: motivo torpe, meio cruel, impedimento de defesa da vítima e tentativa de feminicídio.
O crime foi cometido em abril de 2017, no bairro Buritis, região Oeste da capital mineira. O advogado não aceitava o fim do relacionamento. No dia da tentativa de feminicídio, ele tocou o interfone no prédio da namorada, Kelly Loiola Pereira, de 43 anos, pedindo alguns pertences que estavam no apartamento dela. Quando a mulher foi entregar os objetos na portaria, foi agredida pelo acusado, com vários chutes na cabeça e pisões no pescoço.
O homem tem histórico de agressões a mulheres. Ele possui uma condenação por lesão corporal contra outra ex-namorada.
Demétrio já tem cumprido prisão em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Apesar da condenação em um caso anterior e da acusação no julgamento desta sexta-feira, ele continua ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade informou, por meio de nota, que contra há um processo disciplinar de exclusão em trâmite. O acusado chegou a ser suspenso preventivamente da entidade.
A OAB ressalta que não é conivente com qualquer ato ou postura adjeta que venha a ser praticada por qualquer um de seus inscritos e que pune com o rigor exigido pela legislação, afirma a nota.