RR MÍDIA 3
Queda

Baixo crescimento no número de presos em Minas pode ter relação com a queda dos crimes violentos

O Sistema Prisional é considerado parte fundamental da gestão de segurança pública

08/10/2020 09h22
Por:

Por Itasat

O número de detentos no Sistema Prisional de Minas Gerais passou de 60 mil em 2015 para 63.265 em 2020. O impacto do sistema no combate à criminalidade é o tema da terceira matéria da série especial da Itatiaia sobre a queda dos crimes violentos em Minas nos últimos cinco anos. 

O Sistema Prisional é considerado parte fundamental da gestão de segurança pública e vai muito mais do que apenas gestões de vagas, até porque os grandes chefes do crime organizado mineiro já estão atrás das grades. 

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais acredita que o trabalho, principalmente de inteligência da Polícia Penal, tem sido fundamental para a redução da criminalidade, como explica Rodrigo Machado, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen). 

“A integração das forças de inteligência da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal e demais forças trouxe mais qualidade aos trabalhos. Isso, com certeza, nos traz mais tranquilidade para nossas ações e tomada de decisões. Nossa inteligência está cada vez mais estruturada e cada vez mais forte”, diz Machado.

Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejup) apontam que a queda da taxa mensal homicídios no primeiro semestre de 2020 é 50%, comparada com o primeiro período de 2015.Nos roubos, a redução ainda maior, chegando a 73%. 

Rodrigo Machado cita ainda como desafios, como a entrada dos celulares. O número de apreensões de aparelhos celulares disparou neste ano, quando 662 foram encontrados. Em todo ano de 2019, foram 21.