Optima seguros
Ótima
Forte vidros
RR 2023 02
Loc moral 3
Ramses
RR MÍDIA 3
Pontual
Ótica santa luzia
Giro Luvas
Breno
Loc moral
Gráfica
Sicoob
Quality
Patente
Rodas
Chama!!!
desburocratização

Prefeitura de Sete Lagoas adere ao sistema de licenciamento sanitário simplificado

Prosseguindo com seu processo de desburocratização, a Prefeitura adere a uma importante ferramenta para facilitar a vida do contribuinte

20/11/2020 12h03
Por:

Por Ascom Prefeitura

A partir do dia 30 de novembro, a Prefeitura de Sete Lagoas estará integrada ao novo sistema de licenciamento sanitário simplificado proposto pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), para desburocratizar procedimentos e facilitar a tramitação de processos de interesse do contribuinte.

Esta nova modalidade de licenciamento faz parte do sistema integrador estadual, que permitirá a abertura de negócios em um único local, totalmente pela internet. Para a Vigilância Sanitária ser credenciada nesse processo, foi preciso que a Prefeitura se integrasse à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

“Para formalizar o processo de licenciamento sanitário simplificado, foi publicado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Junta Comercial. O acordo contempla a adesão do Município, firmado através da assinatura do Termo de Adesão” explica a fiscal sanitária Luciana Souza.

Todos os municípios que aderiram ao sistema deverão seguir as diretrizes e classificação de riscos de atividades econômicas adotadas na Resolução SES/MG 6.963 de 4 de dezembro de 2019. “Esse processo visa também evitar diligências desnecessárias do setor regulado, já que toda parte de documentação será entregue via internet”, esclarece Luciana Souza.

O sistema realiza tanto a emissão do licenciamento sanitário automático para as empresas classificadas como baixo risco B, quanto a emissão de declaração de dispensa de licenciamento sanitário para empresas classificadas como baixo risco A, com base nas regras estabelecidas por resolução. Assim que o interessado entrar com a documentação, será realizada a avaliação para determinar em qual classificação seu estabelecimento se enquadra. Para mais informações: 3772-3052 Ramal 214.

O link para o processo do licenciamento sanitário é https://portalservicos.jucemg.mg.gov.br/licenciamento-web

CLASSIFICAÇÕES

I – alto risco: atividades econômicas que exigem inspeção sanitária e análise documental prévia por parte do órgão responsável pela concessão do alvará sanitário, antes do início da operação do estabelecimento;

II – baixo risco B: atividades econômicas cujo início da operação do estabelecimento ocorrerá sem a realização de inspeção sanitária e análise documental prévia para a concessão do alvará sanitário por parte do órgão responsável;

III – baixo risco A: atividades econômicas dispensadas de Licenciamento Sanitário para operação e funcionamento.