Por Itasat
O procurador Jarbas Soares Júnior foi o escolhido pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), para assumir o cargo de procurador-geral de Justiça, que vai chefiar o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pelos próximos dois anos.
Jarbas já ocupou o cargo por dois períodos, entre 2004 e 2008, escolhido pelo então governador e hoje deputado federal Aécio Neves (PSDB). Atualmente, o PSDB faz parte da base de Zema na Assembleia Legislativa.
O Governo de Minas também escolheu o procurador Franklin Higino para ocupar o cargo de desembargador proveniente do quinto constitucional. Os dois escolhidos foram os mais votados para os cargos em discussão.
No dia 9 deste mês, o MPMG realizou votação eletrônica com procuradores e promotores para apontar três nomes ao governador. Dos oito candidatos, o primeiro colocado foi o procurador Jarbas Soares Júnior, com 705 votos, seguido pelos promotores José Carlos Fernandes Júnior, com 359, e João Medeiros Silva Neto, com 314.
De acordo com o executivo estadual, após analisar os currículos dos candidatos e conversar com todos eles, o governador, respeitando a manifestação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, expresso pela maioria dos votantes, e optou por Jarbas Soares Júnior e Franklin Higino.
Por meio de nota, o governador diz “desejar ao novo procurador-Geral de Justiça e ao desembargador um trabalho transparente, ético, em prol da sociedade mineira”.
Por fim, o governador Romeu Zema declarou “expressar admiração pelo zelo e correção do atual procurador-geral, Antônio Sérgio Tonet”.