Ótima
Giro Luvas
Loc moral
Gráfica
Pontual
Breno
Rodas
Sicoob
Ótica santa luzia
Ramses
Optima seguros
Chama!!!
Patente
RR MÍDIA 3
Loc moral 3
RR 2023 02
Forte vidros
Quality
Perigo

Sete Lagoas tem índice de infestação do Aedes alto e registra primeiros casos de dengue

Mais de 90% dos focos de dengue estão dentro das residências em Sete Lagoas e a situação é preocupante

20/02/2021 10h58
Por: Redação

O levantamento para identificar o índice de infestação predial do Aedes aegypti (LIRAa), realizado na primeira quinzena de janeiro, mostrou que Sete Lagoas vive em estado de alerta quanto ao risco de uma epidemia de dengue. Agora, informações atualizadas pela Secretaria Municipal de Saúde atestam que a doença já tem quatro casos confirmados e 109 notificações este ano.

O LIRAa, realizado pelo Centro de Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus), identificou a presença de larvas do mosquito em 4% dos imóveis visitados. Em alguns bairros a infestação fica acima de 5%. “Esta situação é considerada muito crítica e os moradores precisam cooperar. Mais de 90% dos criadouros do mosquito foram encontrados dentro dos domicílios”, explica o gerente do Controle da Dengue no município, Adriano Marcos.

O verão é a estação mais propícia para a proliferação do mosquito da dengue em função das chuvas. Sua reprodução ocorre em água parada e, por isso, é importante evitar recipientes ou vasilhames destampados ou qualquer local que acumule água nas áreas externas e internas das residências.

Os bairros com maior índice de infestação são: Jardim Primavera, Verde Vale, Boa Vista, Santa Luzia, Nossa Senhora das Graças, Papavento, Vapabuçu, Montreal, Emília, Vila Brasil, Santa Felicidade, Barreiro de Cima, Ondina Vasconcelos de Oliveira, Bela Vista, Bela Vista III, Jardim dos Pequis, Industrial, CDI, Nova Cidade, Jardim Arizona, Alvorada e JK. “A pandemia da Covid-19 desviou a atenção quanto à necessidade de prevenção da dengue, mas temos que alertar que é uma doença que também mata”, comenta Adriano Marcos.

Até a última quarta-feira, 17, foram notificados 109 casos suspeitos de dengue em Sete Lagoas. Deste total, quatro foram confirmados, sendo dois no bairro Canadá, um no Nossa Senhora de Fátima e outro no Esperança.

É PRECISO COMBATER A DENGUE

  • Mantenha os tambores sempre tampados, é um dos criadouros onde o foco do mosquito é mais encontrado em nosso município;
  • Retire os pratinhos dos vasos de plantas ou coloque areia neles e não deixe que água se acumule nas folhas das plantas;
  • Lave as vasilhas de água dos seus animais domésticos semanalmente com água, bucha e sabão;
  • Verifique se há algum ralo entupido ou caixa de passagem na casa e mantenha todos fechados quando estiverem fora de uso;
  • Retire as folhas e outros tipos de sujeira que impeçam o fluxo da água nas calhas;
  • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e tampada;
  • Guarde as garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, galões, tonéis e latas devem ser mantidos vedados.
  • Pneus devem ser guardados em locais cobertos, onde não fiquem expostos a chuva;
  • Limpe sempre as bandejas de geladeira, umidificador e do ar-condicionado, retirando a água acumulada;
  • Se você tem piscina em casa, limpe-a semanalmente e aplique cloro,
  • Evite acumular lixo e entulho no quintal, na hora do descarte feche bem os sacos e mantenha a lixeira tampada;
  • Puxe com rodo qualquer poça d’água acumulada sobre lajes sem telhado.
--