Sete Lagoas
Principal 1
Principal 4
Principal 3
Novo Sete
Principal 6
Principal 5
novo super
Anuncio ramises
Principal 2
Resposta imune

Covid-19: especialista explica porque dose única da Jassen é eficaz contra variante Delta

Professora diz que ainda não há comprovação de que pessoas que tomaram a Janssen precisarão tomar reforço

22/07/2021 13h51
Por: Ricardo Chaves

Por Itasat

Uma pesquisa feita pela Escola de Medicina dos Estados Unidos apontou que as pessoas que receberam imunizante do laboratório Johnson e Johnson devem precisar de um reforço de outro imunizante como por exemplo da Pfizer ou da Moderna. Entretanto outros especialistas discordam, como a professora de microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais Jordana Coelho dos Reis. 

“É muito importante a gente lembrar que a vacina da Janssen já foi comprovada como uma vacina eficaz com uma única dose. A gente ainda não tem dados sérios, robustos, sobre a necessidade de uma segunda dose da vacina da Janssen, então isso não pode ser tido como necessário no momento. A gente não sabe se existe um benefício de uma segunda dose, o que nós sabemos é que uma única dose da vacina é capaz de induzir anticorpos neutralizantes.”

A professora ainda ressaltou que a vacina é eficaz contra as variantes do coronavírus. “Os anticorpos são capazes de neutralizar virtualmente uma grande gama de variantes, inclusive a variante Delta.”

O laboratório Johnson e Johnson, que fabrica a vacina da Janssen, afirmou que estudos comprovam que a dose única é eficaz contra a variante Delta, com uma resposta imunológica que pode durar pelo menos oito meses após a aplicação.