Por Itasat
Paula Fernandes está confirmada no álbum que Sérgio Reis prepara desde maio para festejar os seus 81 anos de vida. Ela foi a única a topar continuar no projeto após a divulgação de áudios em que o cantor defende a invasão do Supremo Tribunal Federal, o que rendeu uma investigação da PF contra ele. A cantora afirmou que a decisão é “absolutamente artística”, e lembrou que, no início da carreira, Sérgio aceitou o convite para participar do seu primeiro disco, “Canções do Vento Sul”, de 2005, quando eles cantaram juntos a música “Sem Você”.
Ironia das ironias, Sérgio não ficou sem Paula, mas perdeu as participações de todos os demais convidados: Maria Rita, Guilherme Arantes, Anastácia e Guarabyra declinaram, sendo que Zé Ramalho foi além. Por já ter registrado o dueto de “Admirável Gado Novo” em 2019, decidiu proibir o seu lançamento.
“Agora em 2021, a gravação perdeu o sentido e tanto o compositor quanto sua editora não autorizarão a utilização da obra”, afirmou a sua assessoria. Os demais desistentes também apresentaram suas razões.
“Anastácia sempre teve admiração e respeito por Sérgio Reis e seu trabalho artístico. Mas também declinou de sua participação no projeto”, informou a assessoria da cantora, que cantaria com Sérgio Reis a música “Eu Só Quero Um Xodó”, dela e de Dominguinhos.
“Para mim, compositor, a gota d'água, sem querer brincar de trocadilho, foi esse colega dizer que não é frouxo, que não é mulher. Para mim, essa expressão bastou. Chega. Não quero mais participar, e ponto final”, foi a resposta de Guilherme Arantes, que continuou. “’Planeta Água’ é uma ode ao espírito feminino da natureza, chave da alma brasileira. A água é o elemento-símbolo do Brasil , elemento-chave da natureza feminina do universo. E é no feminino que está a força desse elemento da vida. Assim, e só por conta desse equívoco, ficou incompatível a canção com o intérprete”.
A assessoria de Maria Rita confirmou que a cantora, que participaria da música “Romaria” deixou o projeto do álbum por causa das falas do cantor. Mas ela não quis se pronunciar mais sobre o assunto.
Guarabyra, famoso pela dupla com Sá, que participaria da música “Sobradinho”, escreveu: “De Sérgio Reis, sempre tive enorme admiração pelo trabalho, bom gosto, extrema musicalidade. No disco dele que irá sair, inclusive participaria em uma faixa, gravação dele de Sobradinho. Mas me considero incompatível com seu posicionamento atual e infelizmente declino do convite”.