Ótima
Giro Luvas
Breno
Gráfica
Optima seguros
Loc moral
RR 2023 02
Forte vidros
Ramses
RR MÍDIA 3
Loc moral 3
Ótica santa luzia
Pontual
Patente
Quality
Sicoob
Rodas
Chama!!!
Vacina contra covid

Todos devem tomar a terceira dose contra a covid-19? Especialista tira dúvidas

Aplicação da dose de reforço é feita em idosos e imunossuprimidos no Brasil

28/09/2021 10h27
Por:

Por Itasat

Em meio a aplicação da dose de reforço em idosos e imunossuprimidos, o infectologista Estevão Urbano, integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte, tira dúvidas sobre o tema. 

Todos devem tomar a terceira dose?

Atualmente, a recomendação para aplicação no Brasil é apenas para idosos e imunossuprimidos que tenham completado seis meses da administração da segunda dose.

"Nos idosos, os níveis de imunidade têm reduzido depois de seis meses e os imunossuprimidos não produzem anticorpos suficientes com duas doses em comparação com os imunocompetentes", afirma. 

"Em relação ao resto da população, há um grande debate sobre quem deveria se vacinar e quando, até porque existem milhões de pessoas no mundo inteiro que não tomaram a primeira dose. Existe a questão da dúvida quanto ao benefício e falta de vacinas para quem ainda não tomou a primeira doses", analisa. 

Tipos de vacina

"O reforço não nos parece relacionado ao tipo de vacina, porque todas elas, com o tempo, vão declinar o nível de anticorpos", explica Estevão Urbano. 

"Muito possivelmente, todas as pessoas que tomaram qualquer tipo de vacina terão as mesmas indicações. Aqui no Brasil, como a Coronavac foi a primeira a ser administrada e se passaram cerca seis meses agora, então os níveis de anticorpos estão mais baixos", pontua.

"Assim que o prazo de seis meses de outras vacinas for atingido, possivelmente, haverá a necessidade de terceira dose", prossegue. O especialista compara, ainda, que a administração da terceira dose é recomendada em países da Europa e nos Estados Unidos, onde foram administradas vacinas de alta tecnologia. 

"Possivelmente, todos os que tomaram outras vacinas receberão a terceira dose no Brasil. Isso vale inclusive para a vacina de dose única Janssen", conclui.