Coperlidere
RR MÍDIA 3
Região Central

Assista: vídeo mostra PMs derrubando e imobilizando mulher com bebê no colo em Itabira

Caso ocorreu na noite dessa sexta-feira no Centro da vidade; imagens da abordagem violenta geraram revolta nas redes sociais

06/11/2021 09h18
Por:

Por Itasat

Um vídeo que circula nas redes sociais de uma abordagem policial em Itabira, na região Central de Minas, viralizou e causou muita revolta nas redes sociais. As imagens mostram um militar derrubando uma mulher com duas crianças, uma no colo e outra ao lado dela. Com a mulher no chão, o militar ainda coloca o joelho na cabeça e no pescoço dela, tudo isso com a criança ainda nos braços. O caso ocorreu na noite dessa sexta-feira (5), na avenida João Pinheiro, no Centro da cidade.

Diante da situação, várias pessoas se aproximam e uma outra mulher se oferece para pegar a criança. A mulher abordada é algemada em seguida. Um outro policial chega a apontar uma arma para afastar um homem indignado com o caso. 

Nas redes sociais, as imagens causaram revolta. Muitos compararam a ação com aquela que matou o americano George Floyd, assassinado em maio de 2020 pelo policial Derek Chauvin, que ajoelhou sobre o pescoço de Floyd por mais de oito minutos, em Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos.  

Veja o vídeo no link: https://youtu.be/h6MjzM5FnwU

Em nota, a Polícia Militar afirmou que a mulher e o companheiro dela, que não aparece no vídeo, foram abordados por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a corporação, o homem estava com munição calibre .32 e a mulher com a arma.  

Na nota, a PM diz que a mulher se agarrou à criança para usá-la como escudo humano e se recusou a largá-la. A corporação ainda afirma que ela foi projetada ao solo em uma queda controlada e que a criança não sofreu nenhuma lesão.  

O comunicado da PM não fala para onde os suspeitos foram levados ou se a mulher ficou ferida, nem a relação dela com as duas crianças.  

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, se posicionou nas redes sociais contra a forma como ocorreu a abordagem. Ele disse que as lamentáveis cenas mostradas no vídeo devem ser apuradas com rigidez e rigor, e que apoia uma PM parceira da comunidade que saiba lidar com situações limites, principalmente, em ocorrência envolvendo mulheres e crianças.

Veja a nota da PM na íntegra:

No início da noite desta sexta-feira, 05/11/21, na cidade de Itabira, a Polícia Militar realizou a prisão em flagrante de um casal por porte ilegal de arma de fogo e munições.

Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições calibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la. Assim, a mulher foi projetada ao solo e imobilizada, numa queda controlada, nenhuma lesão sofrendo a criança.

Além da arma de fogo e das munições, uma touca ninja também foi apreendida com o casal.