Por Itasat
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (3), a Operação LOBOS II, com o objetivo de desarticular um grupo de criminosos que utilizava a darkweb para a difusão de material de abuso sexual infantil no Brasil e em diversas partes do mundo.
Foram cumpridos 104 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, distribuídos em 20 Estados e no Distrito Federal (veja lista no final da reportagem).
As investigações começaram em 2016 quando a Polícia Federal fez parceria com forças policiais de diversos países, com o objetivo de identificar indivíduos que se utilizavam da darkweb para difundir material de abuso sexual infantil. Os criminosos atuavam mediante divisão de tarefa com a finalidade de produzir e realizar a difusão de imagens, fotos e comentários acerca de abuso sexual de crianças e adolescentes e, ainda, alimentar a demanda por esse tipo de material.
A parceria entre as polícias permitiu a identificação de um indivíduo brasileiro que utilizava a deepweb para hospedar e gerenciar cinco dos maiores sites de abuso sexual infantil de toda a rede mundial de computadores. Os sítios e fóruns da darkweb eram divididos por temática, com imagens e vídeos de abuso sexual de crianças de 0 a 5 anos, abuso sexual com tortura, abuso sexual de meninos e abuso sexual de meninas.
Os sites eram utilizados por mais de 1.8 milhão de usuários, em todo o mundo, para postar, adquirir e retransmitir materiais relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes.
O principal responsável pelos sites voltados para o abuso sexual de crianças e adolescentes foi preso pela PF em uma ação que foi batizada de operação Lobos. Na época, a prisão não foi identificada para tentar viabilizar prisões de produtores e consumidores deste tipo de material criminoso e o resgate de crianças vítimas em todo o mundo.
A continuidade da investigação em sigilo permitiu a identificação e localização de dezenas de indivíduos no Brasil envolvidos com a produção e divulgação de material envolvendo abusos sexual infantil.
Os crimes investigados na operação são a venda, produção, disseminação e armazenamento de pornografia infantil e estupro de vulnerável.
Confira os locais para onde foram emitidos mandados no país:
Alagoas
Amazonas
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará
Paraíba
Piauí
Pernambuco
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins