Gráfica
Rodas
Chama!!!
Ramses
Quality
Optima seguros
Patente
RR MÍDIA 3
Pontual
Loc moral
Giro Luvas
Breno
Ótica santa luzia
RR 2023 02
Loc moral 3
Ótima
Forte vidros
Sicoob
castramóvel

Castramóvel inicia cronograma de 2022 no Cidade de Deus com castrações gratuitas de cães e gatos

Veículo estará às terças e quartas de janeiro na Escola Municipal Juca Dias

08/01/2022 09h24
Por: Redação

Por Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Sete Lagoas dá início à castração gratuita de cães e gatos na região do bairro Cidade de Deus, nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de janeiro, terças e quartas-feiras, na Escola Municipal Juca Dias (Av. Pref. Euro Andrade, 241, Cidade de Deus), de 08h às 16h, seguindo cronograma iniciado em julho do ano passado e que já realizou mais de 2 mil cirurgias por meio do Castramóvel e da sala cirúrgica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

Durante os seis dias o Castramóvel irá atender a famílias de baixa renda do Cidade de Deus e bairros adjacentes, como Bouganville I e II, Santa Felicidade, Dona Silvia, Condomínio Lagoa Grande II e Condomínio Lagoa Azul. Portanto, é preciso apresentar, além de documento de identidade e comprovante de endereço, o comprovante de renda de no máximo dois salários mínimos. São entregues 30 senhas por dia. O veículo, totalmente equipado com uma sala de cirurgia, já percorreu os bairros Vale do Aritana, Itapuã I, Itapuã II, Alvorada, Planalto, São Francisco, Carmo II, Manoa, Orozimbo Macedo, Jardim dos Pequis, Belo Vale, Nova Cidade, Santa Luzia, Recanto da Serra e Vila Ipê.

"Ministramos uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados. Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada, incluindo o teste de leishmaniose. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos", explica a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira. Lembrando que não passam pela triagem as cadelas com mais de 30kg ou que estejam no cio, além de fêmeas gestantes e cadelas muito obesas. Patrícia explica ainda que, caso o animal já tenha sido testado recentemente para leishmaniose, seu tutor deve levar o resultado negativo, válido por até 30 dias.

Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa cirúrgica vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa de malha que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. A retirada dos pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel. Moradores de outros bairros devem realizar o cadastro no site da Prefeitura, disponível todo dia 15, a partir das 8h, no link: http://zoonoses.setelagoas.mg.gov.br/cadastro.php