novo super
Principal 5
Principal 2
Anuncio ramises
Principal 3
Principal 6
Principal 4
Principal 1
Retomada

Equipes do SAAE garantem retomada da captação de água no Rio das Velhas

Depois de um cronograma de ações, o SAAE reiniciou a captação de água do Sistema Rio das Velhas que foi paralisado na última segunda-feira

13/01/2022 11h22
Por: Redação

Por Ascom Prefeitura

Depois de uma interrupção emergencial devido à cheia do Rio das Velhas, a captação e o tratamento de água do rio foram retomados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), às 21h30 desta quarta-feira, 12. O sistema foi paralisado por volta das 13 horas da última segunda-feira, 10, e durante quase dois dias o abastecimento de diversos bairros foi mantido graças ao novo reservatório de 10 milhões de litros, construído pela atual gestão no morro São João.

O longo período chuvoso que caiu na região sudeste provocou uma das maiores cheias do Rio das Velhas dos últimos anos. Segundo a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional, o trecho onde é realizada a captação para Sete Lagoas, no município de Funilândia, chegou a subir 12 metros acima do nível normal. Com isso, os equipamentos ficaram submersos e a operação foi suspensa temporariamente. 

Nesse período, equipes operacionais do SAAE trabalharam diuturnamente para garantir a reativação do sistema assim que a vazão do rio diminuísse. “A operação da Estação de Tratamento de Água foi restabelecida e isso garante o abastecimento de 40% do nosso município. Agradeço às equipes do SAAE pelo empenho neste momento crítico”, comentou o prefeito Duílio de Castro. 

Durante a suspensão da captação, o abastecimento dos seguintes bairros foi mantido por água reservada pelo SAAE e uso de caminhões-pipa: São João, Braz Filizolla, Santa Marcelina, New York, Bom Jardim, Esperança, Aeroporto, Industrial, CDI II, Interlagos, Luxemburgo, JK, Planalto, São Vicente, Emília, Montreal, Alvorada, Canadá, Jardim Europa e adjacências.

“Foram diversas ações para evitar o desabastecimento de várias regiões. O principal diferencial foi nossa aposta em aumentar a capacidade de reservar água com a construção do novo reservatório de 10 milhões de litros. Nas últimas duas semanas, este sistema foi acionado duas vezes, uma por falta de energia da Cemig e, desta vez, por esta ocorrência do rio”, explica Robson Machado, presidente do SAAE.