Por Itasat
Mais um caso de abuso sexual no Centro de Internação Socioeducativo São Jerônimo, local onde ficam menores infratores, no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte, está sendo investigado. No sábado passado (19), uma adolescente de 13 anos afirmou ter sido abusada por duas jovens transexuais no local.
Conforme a denúncia, que a Itatiaia teve acesso, uma adolescente trans teria dado um mata leão na monitora socioeducativa.
Sobre o abuso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) destacou que a ocorrência chegou até a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) e que a denúncia está sendo apurada.
Adolescente de 13 relatou abuso no local
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM) registrado no dia 19 de março, a vítima teria pedido um beijo a uma das suspeitas, de 15 anos. Contudo, após o beijo, a adolescente transexual de 15 anos teria introduzido dois dedos nos órgãos sexuais da adolescente, de 13 anos, enquanto a outra trans vigiava se ninguém se aproximava do local no momento da agressão.
A adolescente de 13 anos foi socorrida ao Hospital Odilon Behrens e passou por atendimento médico. Posteriormente, foi encaminhada para fazer exames de corpo de delito.
Em nota divulgada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na ocasião, a pasta explicou que a diretora geral e a diretora de segurança foram afastadas das atividades profissionais por medida cautelar enquanto durar o procedimento administrativo para apuração dos fatos. Além disso, a Sejusp ressaltou que as suspeitas e a vítima foram separadas dentro do alojamento.
Desde 2015, já estiveram internadas 18 adolescentes transexuais no Centro de Internação Socioeducativo. Hoje, há três meninos trans e uma menina trans internados, conforme a pasta.