Por Itasat
Dois homens, de 65 e 30 anos, foram presos com uma carga de oito toneladas de ferro-gusa avaliada em R$ 400 mil furtada na linha férrea do bairro Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, nessa quinta-feira (21). O material estava em um caminhão estacionado na rua Zurick, onde foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária, e tinha como destino o aglomerado Vila Marimbondo, em Contagem, na Grande BH.
O tenente Armani, do comando de policiamento rodoviário, explicou que a equipe já estava acompanhando os envolvidos há algum tempo. “Recebemos informações de que fariam a retirada de material nesse mesmo modus operandi, no bairro Nova Suíça. Então montamos uma operação onde nos deparamos com aproximadamente seis indivíduos que estavam próximo a linha ferroviária. No momento da abordagem, aproximadamente quatro deles evadiram”, explicou.
Porém, dois homens foram alcançados e detidos. “Foram presos o condutor do veículo e o proprietário, que alegou sair de São Paulo para vir aqui em busca de um frete. Ele contou que teria encontrado via aplicativo a oportunidade de retirar sucata no local. Junto com esses demais que, segundo eles, seriam apenas ajudantes para o carregamento material, ele negou que tivesse ciência de qualquer ilícito no meio desses materiais”, disse.
O homem, de 30 anos, que dirigia o caminhão chegou a tentar subornar policiais oferecendo uma arma de fogo. Na ocasião, os militares simularam aceitar a proposta e deixaram ele utilizar o telefone para combinar o local onde a arma seria deixada. Assim, a polícia conseguiu apreender também um revólver calibre 38 com munição.
O motorista conversou com a reportagem e negou ter oferecido a arma aos policiais. Ele disse que recebeu a informação de que se tratava de uma carga de sucata de dois mil quilos no valor de R$ 500. Porém, ao chegar ao local, percebeu que se tratava de ferro-gusa. “Não queria carregar essas coisas. Sou inocente. Não sabia dessas coisas erradas”, afirmou.
O condutor disse ainda que os quatro foragidos é que tentaram negociar o revólver com a PM. Ele e o outro suspeito estão à disposição da Justiça.