Com Itasat
Maio Laranja é o mês dedicado a combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) busca conscientizar e incentivar as denúncias. A delegada Carolina Bichelani, chefe do Departamento de Família da Polícia Civil, relata que somente no mês de maio deste ano, cinco pessoas foram presas durante operação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
"Foram realizadas cinco prisões e uma delas trouxe bastante repercussão. Ela se refere a um pai que abusou sexualmente da filha por anos. Hoje, a mulher já é uma adulta e disse que o pai falava que só compraria o uniforme escolar se ele a estuprasse."
A campanha é feita em escolas e voltada para crianças e adolescentes. "A ideia da campanha é conscientizar crianças e adolescentes conversando e falando na língua das crianças. Brincando de uma forma séria elas aprendem a utilizar o Disque 100 e que um toque pode não ser aceito e que pode ser perigoso. Elas aprendem que podem gritar, chamar alguém", explica a delegada à repórter Amanda Antunes.
Carolina Bichelani destaca a importância da denúncia como principal ação para prender os abusadores. "A gente tem tentado divulgar ao máximo a importância da denúncia. Essa denúncia, muitas das vezes, não parte da vítima, que tá ali, às vezes, ameaçada, acuada. Um familiar, um vizinho, um professor, um colega, precisa denunciar, porque só assim poderemos atuar."