Com Itasat
Um depósito clandestino foi fechado, nessa segunda-feira (23/5), em Ubá, na Zona da Mata mineira, durante operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A ação contou com apoio de fiscais da Vigilância Sanitária do município e resultou na apreensão de cerca de R$ 1,5 milhão em produtos ilegais.
Foram apreendidos medicamentos de uso restrito — sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — e de origem ignorada, com informações de fabricação em diversos países como Irlanda, Índia e Rússia. Nenhum tinha registro brasileiro.
Foram encontrados 400 frascos de substância que tem valor de mercado unitário de R$ 1.350, além de outras substâncias sem registro na Anvisa e consideradas de alto custo.
De acordo com as investigações, uma organização criminosa — com atuação nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo — instalou-se na cidade. Integrantes do grupo estariam utilizando uma empresa de fachada para aplicar estelionato em distribuidoras de medicamentos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) hospitalares.
Os investigados, pelas práticas criminosas, estão sujeitos às penas que, se somadas, podem alcançar 31 anos de prisão.