Ótima
Forte vidros
Quality
Patente
Optima seguros
Giro Luvas
Chama!!!
Loc moral 3
Loc moral
Pontual
Breno
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Rodas
Sicoob
RR 2023 02
Gráfica
Ramses
restauração

Ferramenta gratuita restaura fotos com inteligência artificial

Reportagem testou o recurso: veja os resultados

09/08/2022 09h24
Por: Redação

Com Itasat

É comum que fotos antigas estejam danificadas. Um algoritmo de inteligência artificial de código aberto desenvolvido por pesquisadores da Tencent, na China, promete restaurá-las em apenas alguns segundos.

Os criadores informam que o sistema corrige pequenos defeitos sem interferir na originalidade da foto. O recurso tem um nome bastante técnico: Rede Contraditória Gerativa Facial Pré-Gerativa (Generative Facial Prior-Generative Adversarial Network – GFP-GAN).

A solução usa uma versão do modelo de inteligência artificial StyleGAN-2, da Nvidia. Embora a promessa seja de eliminar ruídos, corrigir vincos causados por dobraduras, destacar detalhes obscuros e aprimorar as cores, em testes feitos pela reportagema, não foram obtidos resultados tão completos.

No primeiro exemplo, a ferramenta melhorou bem as imagens dos retratados, mas acabou por aprimorar os desgastes na imagem, deixando-os mais nítidos. Já a segunda foto, com poucos desgastes, ganhou mais nitidez. São bons resultados, mas é preciso saber que desgastes na imagem não serão eliminados.

Sem adição de elementos

Diferentemente de opções que aperfeiçoam fotografias, a GFP-GAN não adiciona novos elementos à imagem. Ela apenas limpa o cenário e, quando necessário, preenche lacunas com informações obtidas em um banco de dados. Além disso, a inteligência artificial aprimora detalhes faciais, como olhos, boca e nariz.

Os desenvolvedores informam que ainda há limitações e que o modelo ainda precisa ser aprimorado para evitar distorções que possam causar ligeira mudança de identidade. A ferramenta funciona, ainda, para fotos em baixa resolução e imagens digitais corrompidas ou danificadas durante a captura.

A GFP-GAN pode ser testada gratuitamente no site dedicado: https://app.baseten.co/apps/QPp4nPE/operator_views/RqgOnq ou baixada no GitHub: https://github.com/TencentARC/GFPGAN Como tem código aberto, pode ser utilizada em tarefas personalizadas integradas a novos softwares. Uma versão aprimorada deve ser lançada em breve: a expectativa é que inclua reconhecimento facial aprimorado, detecção de elementos com baixíssima resolução e capacidade de preenchimento de lacunas com maior índice de acertos.