Com um futebol diferente do que vinha apresentando em 2020, o Atlético venceu o Unión, mas não levou a classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana. Precisando ganhar por pelo menos 3 a 0 para levar a decisão para os pênaltis, o time alvinegro abriu 2 a 0 antes dos 30 minutos do primeiro tempo, mas não conseguiu fazer mais e foi eliminado, nesta quinta-feira, no Independência, pelo duelo de volta da primeira fase.
Ao fim do jogo, parte da torcida atleticana reconheceu o esforço do time e aplaudiu os jogadores. Além da eliminação, o Atlético deixou de ganhar 375 mil dólares (R$ 1.638.750,00 na cotação atual) pela vaga na segunda fase do torneio.
Com um esquema tático com três zagueiros, dois alas e três armadores, o técnico Rafael Dudamel montou um time bastante ofensivo para tentar a reviravolta e deu certo no início. Otero, em bela cobrança de falta, abriu o placar aos 15 minutos de jogo. O venezuelano voltou a balançar as redes desta forma após mais de dois anos. A última vez foi em dezembro de 2017, na vitória por 4 a 3 sobre o Grêmio, no Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
De pênalti, Hyoran ampliou para o Galo aos 28 da etapa inicial e incendiou o Independência. O terceiro gol, e consequentemente o placar necessário para levar a disputa para os pênaltis, era visto como iminente nos próximos minutos. Mas a equipe perdeu chances claras.
No fim do primeiro tempo, Nathan recebeu na marca do pênalti, de frente para o goleiro Moyano, mas chutou em cima do camisa 1 do Unión. Na etapa final, em jogada semelhante, Guilherme Arana também foi parado pelo arqueiro argentino.
Agora, o Atlético terá pela frente outro duelo eliminatório. Após a pausa para o Carnaval, o time entra em campo na Quarta-Feira de Cinzas (26), às 21h30, contra o Afogados, no interior de Pernambuco, em jogo único pela segunda fase da Copa do Brasil. Empate leva a disputa para os pênaltis.
Atlético 2 x 0 Unión
Atlético: Michael, Réver (Iago Maidana), Gabriel e Igor Rabello; Guga (Ricardo Oliveira), Jair, Natan, Otero (Marquinhos) e Guilherme Arana; Hyoran e Di Santo. Técnico: Rafael Dudamel
Unión: Moyano; Blasi, Calderón, Bottinelli e Corvalán; Cabrera, Elías, Javier Méndez, Carabajal (Troyansky), Milo (Bonifacio) e Walter Bou (Mazzola). Técnico: Leo Madelón
Motivo: jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana
Data e horário: quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020, às 21h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Otero (15’/1º), Hyoran (pênalti - 28’/1º)
Cartão Amarelo: Nathan, Iago Maidana (Atlético); Calderón, Javier Méndez, Elías, Milo, Troyansky (Unión)
Árbitro: Nicolas Gallo (COL)
Assistentes: Sebástian Vela (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Público: 16.291 torcedores
Renda: R$ 187.170,00