RR MÍDIA 3
Gráfica
Loc moral 3
Optima seguros
Patente
Forte vidros
Giro Luvas
Ótica santa luzia
Chama!!!
Quality
Breno
Sicoob
Ramses
RR 2023 02
Loc moral
Ótima
Rodas
Pontual
Câmara dos Deputados

Deputados concluem votação de projeto do marco temporal das terras indígenas; acompanhe

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Deputados em sessão do Plenário O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei sobr...

30/05/2023 20h55
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputados em sessão do Plenário - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Deputados em sessão do Plenário - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei sobre o marco temporal da ocupação de terras por povos indígenas (PL 490/07). A proposta será enviada ao Senado.

Segundo o texto aprovado, do deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), a demarcação de terras indígenas será restrita àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da nova Constituição federal.

O Plenário rejeitou os dois destaques apresentados. Um deles, da federação Psol-Rede, pretendia excluir exatamente esse trecho.

O outro destaque, apresentado pelo bloco União-PP, pretendia retirar parte que permite, em razão da alteração dos traços culturais da comunidade, direcionar a terra indígena à reforma agrária, preferencialmente aos próprios indígenas.

Caráter permanente
De acordo com o substitutivo, para serem consideradas terras ocupadas tradicionalmente deverá ser comprovado objetivamente que essas terras, na data de promulgação da Constituição, eram, ao mesmo tempo, habitadas em caráter permanente, usadas para atividades produtivas e necessárias à preservação dos recursos ambientais e à reproduc?a?o fi?sica e cultural.

Dessa forma, se a comunidade indígena não ocupava determinado território antes desse marco temporal, independentemente da causa, a terra não poderá ser reconhecida como tradicionalmente ocupada.

Supremo
Em sessão marcada para o dia 7 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode votar uma ação sobre o tema, definindo se a promulgação da Constituição pode servir como marco temporal para essa finalidade.

O STF já adiou por sete vezes esse julgamento. A última vez ocorreu em junho de 2022.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo