Coperlidere
RR MÍDIA 3
Procon

Empréstimo consignado deixa idosos em ‘buraco sem fim’, alerta diretor do Procon

Aqui em Minas

09/03/2020 09h24
Por:

O crédito consignado, por meio de empréstimo e cartões, deixa aposentados, pensionistas e servidores em "um buraco sem fim”. O alerta é do diretor do Procon de Belo Horizonte, Felipe dos Santos Ferreira. O número de reclamações recebidas pelo órgão sobre o assunto aumenta ano a ano. Apenas em 2019, foram 159.

De acordo com o diretor, agrava a situação o desconhecimento das pessoas sobre o empréstimo consignado. “Elas vão se endividando, endividando, ficam dez, quinze, vinte anos pagando suas dívidas e a dívida não diminui, pois o valor que ela paga é o mínimo do cartão e não o valor total da sua dívida”, explica.

“Não façam dívidas”, aconselha Felipe. “Se for fazer tem que ser para coisas muito específicas”, ressalta. Ele também alerta que as instituições financeiras têm acesso aos ganhos e gastos do consumidor e faz ofertas que parecem ser generosas em cima desses valores. 

Empréstimo ilícito 

Outro alerta feito pelo diretor do Procon é quanto a empréstimos firmados por meio de ligações telefônicas. “Ele até pode ser oferecido por telefone, mas a contratação tem que ser assinada pessoalmente, o que muitas vezes não acontece”. 

Em acordos firmados desta forma, a atuação do órgão, em renegociação dos débitos, é prejudicada.  “Se você nunca assinou um contrato e está sendo descontado pode procurar o órgão de defesa ao consumidor que vamos fazer de tudo para resolver o seu problema”, ressalta.