Por Itasat
Recuperando-se em casa, após contrair o coronavírus, o presidente em exercício do Cruzeiro, José Dalai Rocha, se pronunciou nesta quinta-feira, em um vídeo gravado e divulgado pelo clube celeste, falando sobre o período de isolamento e dizendo que está bem. O mandatário aproveitou para agradecer às mensagens de apoio que recebeu.
“Oi, torcida cruzeirense. Estou aqui cumprindo mais da metade do confinamento que me foi imposto pelo coronavírus. Quero dizer que estou muito bem, graças a Deus, e que essas mensagens de apoio, de fé, de confiança e solidariedade, inúmeras que recebo todos os dias, isso tem sido uma seiva milagrosa para ajudar na minha recuperação”, afirmou.
Dalai Rocha também comentou sobre a atual situação do Cruzeiro comparando com o que foi encontrado no fim do ano passado. “Graças a Deus, o incêndio no Cruzeiro está caminhando para ser debelado, num trabalho ingente (enorme) do Conselho Gestor e também com o nosso esforço. E com a esperança e expectativa de vocês, tudo vai dar certo. Muito obrigado”, finalizou.
Pouco depois da divulgação do vídeo, em entrevista, Dalai Rocha explicou o que quis dizer com a frase: “o incêndio no Cruzeiro está caminhando para ser debelado”.
“Estou dizendo sobre, por exemplo, o Profut. É uma página que estamos conseguindo começar a virar. Embora seja uma decisão liminar, mas o Cruzeiro já está dentro (do programa de parcelamento das dívidas com o governo federal). É sobre coisas assim”, justificou.
Na última segunda-feira (6), o Cruzeiro obteve na Justiça uma liminar para voltar ao Programa de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). Com a decisão, o clube terá acesso novamente às guias de pagamento geradas pelo sistema da Receita Federal que estão para vencer a partir da data da obtenção da liminar.
Esta decisão valerá enquanto o processo de exclusão do Cruzeiro no Profut continua correndo na Justiça, conforme explicou à Itatiaia o advogado tributarista João Paulo Almeida Melo, que trabalha junto com o superintendente jurídico do Cruzeiro Kris Brettas. “É um alento (para o Cruzeiro obter uma vitória definitiva e continuar no Profut). Sempre digo que a decisão liminar tem data de validade porque ou ela é convalidada (tornada válida) ou ela cai. Cruzeiro respira, pois como todos sabem da situação do clube. Mas a nossa visão é otimista de que essa liminar seja convalidada e o Cruzeiro possa voltar definitivamente ao Profut”, disse.
Se o Cruzeiro deixar de pagar alguma das parcelas que estão para vencer, perderá o direito de continuar no Profut. Apesar da decisão favorável, o clube ainda não terá direito à Certidão Negativa de Débitos (CND), pois será obrigado a pagar os débitos que estão em aberto.