Por Itasat
Até a paralisação das atividades esportivas devido à pandemia do coronavírus, em meados de março, o Cruzeiro assustou a torcida com um futebol abaixo do esperado. Faltando apenas duas rodadas para o fim da fase de classificação do Campeonato Mineiro, a Raposa está fora do G4 e se encontra em situação delicada na Copa do Brasil, onde perdeu em casa o duelo de ida da terceira fase para o CRB por 2 a 0.
Em entrevista, o atacante Marcelo Moreno admitiu a irregularidade do time celeste e justificou a quantidade de atletas jovens na equipe. “É óbvio que terá insegurança quando você está com um time novo, um time que não tem muita experiência e não vinha jogando junto as partidas. Jogadores que estavam tendo a primeira oportunidade de jogar um clássico. Óbvio que a gente não vai ser um time regular, e o Adilson Batista estava tentando montar um time que agradasse ao torcedor cruzeirense, que sempre foi exigente”, disse.
Para o boliviano, o time é bom, mas os jogadores terão que ‘se esforçar mais’ para a equipe ser regular. “A gente tem um grupo bom, precisamos nos conhecer melhor, nos esforçar mais. Acredito que assim dará uma constância para o resto da temporada”, frisou.
Além disso, Moreno pede para que o grupo do Cruzeiro esqueça a campanha desastrosa do ano passado e os problemas financeiros do clube para não dar desculpas prontas após as derrotas.
“Não podemos ficar pensando no que fizeram com o Cruzeiro no ano passado e ter isso como desculpa. Não adianta ter o discurso feito depois de uma derrota. Temos que ser homens, assumir as nossas responsabilidades. Saber que o que fizeram no ano passado já passou, a partir de agora, do primeiro jogo, a gente tem que mudar essa mentalidade e não deixar nada de fora atingir o Cruzeiro. Só assim, dia a dia, jogo a jogo, que vamos sair de uma situação que foi difícil. Acredito nas pessoas que estão no clube, acredito muito nos jogadores, são atletas de caráter, que gostam do clube e que darão a vida para tirar o Cruzeiro dessa situação”, ressaltou.
Tempo para recuperar a forma física
Sobre a volta do futebol, que ainda não há uma data prevista, Moreno pede que os jogadores no Brasil tenham de 15 a 20 dias de preparação antes do retorno às competições. Para ele, os atletas que não se cuidarem fisicamente neste período de férias, que vai durar até o próximo dia 30, sofrerá para entrar em forma.
“Perder uma semana de treino já é muito. Nós jogadores temos que ser conscientes para manter a forma porque são férias forçadas, podemos fazer o que quiser e pular a dieta, mas temos que ter a consciência de trabalhar o máximo possível dentro de casa ou dentro das condições que tiver. Estamos há quase 25 dias sem poder fazer um treino com o grupo. Se a gente tiver uns 15 a 20 dias de treinos antes do primeiro jogo vai ser muito bom para trabalhar a parte tática e a parte física, principalmente. Acredito que quem não estiver se cuidando vai perder muito”, finalizou.