Coperlidere
RR MÍDIA 3
Cruzeiro

Inscrições terminam com dois candidatos à presidência do Cruzeiro e quatro à do conselho

Eleições no Cruzeiro

12/05/2020 08h50
Por:

Por Itasat

Os registros de chapa para concorrer a presidente e à Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro terminaram nesta segunda-feira, com dois candidatos ao primeiro cargo e três ao segundo. A eleição será realizada no dia 21 deste mês, no clube do Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O primeiro a se inscrever na disputa à principal cadeira do clube foi o advogado Sérgio Santos Rodrigues, que tem como candidato a primeiro vice Lidson Faria Potch Magalhães e, a segundo, Biagio Teodoro Franceso Peluso. Sérgio também foi candidato na eleição passada, em 2017, quando perdeu para a chapa de Wagner Pires de Sá.

O segundo foi o empresário Ronaldo Granata, cuja chapa é composta pelo primeiro vice, Maurício Marques da Silva, e pelo segundo, Ailton Ricaldoni Lobo. Granata foi o segundo vice de Wagner e, como toda aquela diretoria, renunciou em dezembro do ano passado. Ele foi quem mais resistiu a deixar o posto, alegando não ter participado de irregularidades das quais a administração foi colocada como suspeita.

Naquele mês, ele ressaltou que, antes mesmo da posse, rompeu relações com a gestão da qual fazia parte, por quebra de acordos por parte de Wagner. “Ele prometeu que ia manter algumas pessoas na Toca, que ia manter a [assessoria de] comunicação, que ia manter a Toca I para a vice-presidência, só que não passou e, quando falava em passar, não queria dar autonomia. Ele queria fantoche na Toca I para fazer o que fez com o clube.”

Para a presidência do Conselho Deliberativo a disputa será entre Paulo Sifuentes (vice Waldeyr Estevão, primeiro secretário Jairo Soares Maia e segundo secretário Herones Márcio), Paulo Pedrosa (vice Nagib Simões, primeiro secretário Evandro Vassali e segundo secretario Marcos Edmundo Lambertucci), Giovanni Baroni (vice Celso Luiz Chimbida, primeiro secretário Alexandre Faria e segundo secretário Walison Caires) e Luiz Carlos Rodrigues (vice Roberto Magalhães, primeiro secretário André Fernandes e segundo secretário André Elian Martins). Essa última chapa se inscreveu a poucas horas do fim do prazo.

Nesta segunda-feira, o Conselho Azul, grupo formado por torcidas organizadas do clube, pediu a impugnação do registro da chapa de Pedrosa, alegando que contra ele há processos jurídicos, o que, conforme o estatuto, o impediria. Em entrevista ao portal do jornal Hoje em Dia, o candidato disse estar tranquilo. “A única chapa que apresentou todas as  certidões negativas cíveis e criminais foi a nossa.” A situação será analisada.

O candidato que recebeu o apoio do Núcleo Dirigente Transitório foi Baroni. O conselho gestor preferiu não se posicionar quanto à disputa à presidência do clube.

Os eleitos ficarão nos cargos apenas para um mandato tampão até o fim do ano, para concluir o período que seria destinado à administração que renunciou – tanto os gestores do clube como a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo. Quem vencer também poderá concorrer ao pleito de outubro, para o triênio 2021-2023.

As saídas em dezembro ocorreram em meio às crises moral, política e financeira vividas na Raposa, com suspeitas de irregularidades investigadas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Minas Gerais, uma dívida crescente, o rebaixamento do time para a Série B, a pressão da torcida e o acirramento de ânimos no conselho.

O presidente interino do clube, José Dalai Rocha, pediu harmonia após a eleição. “Que finalmente coloquemos um fim nessa política do ódio, de ‘nós x eles’. O nosso apoio total ao futuro presidente do Cruzeiro e ao presidente do Conselho Deliberativo. Vamos dar um crédito de confiança. Vamos continuar firmes e vigilantes apenas naquela área em que não há negociação, que é a da corrupção”, afirmou.