O Atlético sonha com a contratação do técnico Jorge Sampaoli para a temporada 2020. Enquanto o treinador não define se aceita ou não a proposta do alvinegro, o clube vive um período de indefinição em relação à montagem do elenco para o ano que vem. Vários jogadores voltam de empréstimo e não têm perspectiva de serem utilizados.
Se realmente for confirmada a contratação de Jorge Sampaoli, o Atlético terá que fazer mudanças profundas no elenco. O treinador deseja a contratação de vários jogadores e nomes de peso para fazer uma equipe competitiva. Atletas que estavam emprestados e outros que foram pouco aproveitados em 2019 não devem fazer parte do grupo em 2020.
A reportagem tentou contato com empresários de vários atletas do elenco atleticano. A resposta é sempre a mesma: indefinição. Sem treinador, o Atlético não vai decidir a vida de nenhum atleta.
Para 2020, o Atlético terá o ‘retorno’ de 12 jogadores. Destes, apenas o zagueiro Gabriel, destaque do Botafogo, pode ser aproveitado pelo clube na próxima temporada.
O Atlético deve negociar o restante dos atletas (veja a lista com todos no fim). A tendência é que o clube libere os jogadores por empréstimo ou até mesmo acerte a rescisão contratual.
Mais saídas
Para a temporada 2020, o Atlético já acertou a saída de cinco atletas: o goleiro Wilson, o volante Elias e o atacante Geuvânio, que ficaram sem contrato, o zagueiro Leonardo Silva, que se aposentou, e o meia-atacante Luan, vendido para o V-Varen Nagasaki, do Japão.
A tendência é que, com a chegada de Sampaoli (caso seja confirmada), o clube libere outros jogadores de seus compromissos. Entre os nomes que não devem ser aproveitados está o lateral-esquerdo Hulk e do atacante Maicon Bolt. O primeiro deve ser emprestado e o segundo pode, até mesmo, rescindir o contrato.
Outro nome com avaliação negativa no Atlético é Ricardo Oliveira. Após passar o segundo semestre no banco de reservas, o centroavante pode deixar o clube para a chegada de um jogador mais jovem para a posição. No entanto, o acerto com Sampaoli pode mudar a situação do experiente atacante. Neste ano, o treinador argentino pediu à diretoria do Santos, em diversas oportunidades, a contratação do jogador. A permanência, então, não está descartada.
Toda a situação do elenco deve começar a ficar mais esclarecida na próxima semana. Até lá, o clube já deverá ter anunciado a contratação do novo treinador e também as primeiras decisões em relação ao elenco.
Lista de emprestados do Atlético
Gabriel (zagueiro) - Estava no Botafogo - contrato com o Galo até dez/2021
Danilo Barcelos (lateral-esquerdo) - Estava no Vasco - contrato com o Galo até dez/2020
Mansur (lateral-esquerdo) - Estava no São Bento - contrato com o Galo até dez/2020
Leonan (lateral-esquerdo) - Estava no Botafogo-SP - contrato com o Galo até maio/2020
Yago (volante) - Estava no Sport - contrato com o Galo até dez/2021
Lucas Cândido (volante) - Estava no Vitória - contrato com o Galo até dez/2021
Nathan (volante) - Estava no Atlético-GO - contrato com o Galo até dez/2021
Daniel Penha (meia) - Estava no CRB - contrato com o Galo até dez/2023
Edinho (atacante) - Estava no Fortaleza - contrato com o Galo até jun/2023
Clayton (atacante) - Estava no Vasco - contrato com o Galo até dez/2020
Hyuri (atacante) - Estava no Sport - contrato com o Galo até dez/2020
Capixaba (atacante) - Estava no Vila Nova-GO - contrato com o Galo até dez/2021