Sicoob
Ótima
Chama!!!
Patente
Giro Luvas
Forte vidros
Ramses
Gráfica
Quality
Ótica santa luzia
Pontual
RR MÍDIA 3
Rodas
Optima seguros
Loc moral
RR 2023 02
Loc moral 3
Breno
R$ 15 milhões

Vídeo: PF cumpre mandados no Sul de Minas contra responsáveis por desvio milionário no seguro-defeso

Ordens judiciais alcançam ex-dirigentes da Colônia Z-27 e pessoas que receberam auxílio

27/04/2021 09h49
Por:

Por Itasat

Agentes da Polícia Federal estão em cidades de Minas para cumprir 27 mandados judiciais contra envolvidos em um esquema de fraudes no benefício do seguro-defeso. Somente a Colônia de Pescadores Z-27, com sede em Cristais, no Sul de Minas, recebeu R$ 15 milhões da União entre 2013 e 2020.

Batizada de Tarrafa, a operação busca responsáveis pela Colônia de Pescadores Z-27. Conforme a PF, eles teriam fraudado documentos necessários para solicitação do seguro-defeso, atestando a condição de pescador artesanal a dezenas de pessoas que não ostentavam tal situação. Confira o vídeo no link: https://www.instagram.com/itatiaiaoficial/?utm_source=ig_embed

“Além disso, teriam promovido a migração de indivíduos de outros municípios para encaminhamento do pedido. Essa migração teria suposto objetivo eleitoreiro, pois dirigentes da colônia concorreram a cargos eletivos nas eleições proporcionais de 2012 e 2016. A União pagou cerca de 15 milhões de reais de benefício a pessoas vinculadas à Colônia Z-27 no período de 2013 a 2020”, diz nota da PF.

Ao todo, são 24 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal de Lavras. As ordens são “cumpridas nas cidades de Cristais (16 mandados de busca e apreensão e três de prisão), Campo Belo (cinco mandados de busca e apreensão) e Aguanil (dois mandados de busca e apreensão), bem como na capital do estado de São Paulo (um mandado de busca e apreensão); sendo mobilizado um efetivo de 90 Policiais Federais”, informa a PF. 

Os presos serão levados para a delegacia de Polícia Federal em Varginha, também no Sul de  Minas. “Os suspeitos estão sendo investigados por crimes de estelionato qualificado (em detrimento do INSS), falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão, se condenados”. 

O seguro-defeso é um benefício pago pelo governo federal, no valor de um salário mínimo mensal, ao pescador artesanal durante o período de defeso de determinadas espécies. Para fazer jus ao benefício, a pessoa deve comprovar que desempenha a pesca, de forma ininterrupta, como profissão habitual ou como principal meio de vida.

O nome da operação faz referência ao artefato para captura de peixes utilizado na pesca artesanal.