Por Ascom Prefeitura
Nesta quinta-feira, 23, Sete Lagoas chega a 37.762 casos de Covid-19 em Sete Lagoas desde o início da pandemia com a confirmação de mais 107 contaminados: 68 mulheres e 39 homens. São 762 pessoas com alguma síndrome gripal sendo monitoradas e 18.103 que já tiveram esse acompanhamento concluído, 431 pessoas em isolamento domiciliar, 36.645 casos curados e 66.775 testes negativos. Sem óbitos registrados hoje, são 681 óbitos por Covid até o momento.
Há um internado em UTI, de Sete Lagoas, no Hospital Municipal, e dez em enfermaria (sete no HNSG, um no Hospital Municipal e dois na UPA), sendo oito de Sete Lagoas, um de Fortuna de Minas e um de Pompéu. Seis dos internados tiveram testes positivos e cinco aguardam exames. Além disso, há um paciente de Sete Lagoas internado em UTI neonatal no HNSG aguardando resultado de exame.
Vacinação contra a Covid
Todas as vacinas contra a Covid seguem disponíveis para pessoas a partir de 12 anos, tanto 1ª dose, 2ª dose, 3ª dose (1ª dose de reforço) e 4ª dose (2ª dose de reforço para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde) em todas as salas de vacinação do Município, de 08h às 16h, exceto as UBS Cidade de Deus, Belo Vale e Luxemburgo, que vão até 18h30, sem agendamento prévio.
Sete Lagoas está com a vacinação mais avançada em relação à capital. Enquanto Belo Horizonte programou a vacinação da 4ª dose em pessoas a partir de 50 anos somente a partir desta sexta-feira, 24, Sete Lagoas já aplica a dose nesse público desde a última terça-feira, 21. O setor de imunização da Prefeitura lembra, no entanto, que não é necessário gerar filas nas unidades de saúde. "Se ao chegar em uma unidade a pessoa encontrar uma fila muito grande, pode tentar no dia seguinte, em outro horário, ou até mesmo ligando antes para o ESF mais próximo para confirmar. A partir de agora as vacinas ficam sempre disponíveis", reforça o responsável técnico de Imunização do Município, Guilherme Menezes.
Embora o Ministério da Saúde já tenha liberado a 4ª dose para pessoas a partir de 40 anos, o Município aguarda o envio dessas doses para anunciar um novo cronograma. Menezes esclarece ainda que a 3ª dose para quem tomou as duas doses anteriores da Janssen (2ª dose de reforço) corresponde à 4ª dose para as demais vacinas, ou seja, deve ser aplicada em pessoas a partir de 50 anos ou profissionais de saúde de qualquer idade que já passaram de quatro meses da última dose. "Dessa vez, a dose pode ser com Pfizer, Astrazeneca ou Janssen", explica.
Vacinômetro
A 1ª dose da vacina contra a Covid já foi aplicada em 186.026 adultos e a 2ª dose em 177.309. Até o momento foram 5.920 aplicações de 1ª dose da Janssen, 14.817 crianças com 1ª dose e 9.025 com 2ª dose, com 84,9% da população com 1ª dose e 76,4% com 2ª dose, considerando 243.950 habitantes, segundo o IBGE/2021. Já a 1ª dose de reforço foi aplicada em 107.769 pessoas e a 2ª dose de reforço em 16.999 pessoas. Ao todo, 517.865 doses já foram aplicadas, contabilizadas até 21 de junho. Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus
Testes de Covid
Todas as unidades de saúde do Município estão aptas a realizar o teste para a detecção de Covid. Ao ter sintomas gripais, o cidadão deve procurar uma das unidades de saúde e, após triagem, a critério do médico, poderá ou não ser solicitado o teste. O uso de máscara segue obrigatório em todas as unidades de saúde do município, públicas e privadas (hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios, etc).
Gripe e Sarampo
Terminam nesta sexta-feira, 24, as campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo para grupos prioritários. As doses estão disponíveis de 08h às 16h30 nas 19 salas de vacinação do município. Os grupos prioritários da vacina da gripe são idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; funcionários e população do sistema prisional. Documentos: identidade com foto (idosos), certidão de nascimento (crianças), comprovante da comorbidade ou deficiência, comprovante de vínculo empregatício na área (categorias profissionais) e comprovante de condição de grávida ou puérpera até 45 dias.
Já contra o Sarampo os públicos são crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da área da saúde, de 8h às 16h30, nos Centros de Saúde Santa Luzia, Santo Antônio, Várzea, São João, Orozimbo Macedo, Manoa, Montreal e Progresso; nas UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale e nos ESF CDI 1, Catarina, Esperança, Eldorado, Alvorada, Fazenda Velha e Barreiro. Documentos: Cartão Vacinal, CPF ou Cartão SUS.